Comercialização de 1,8 milhão de tablets no
terceiro trimestre no Brasil.
Estudo da IDC Brasil aponta que de julho a setembro
de 2013 foram comercializados 1,8 milhão de tablets no Brasil. O mercado
cresceu 134% frente ao mesmo período do ano passado, porém, em relação ao
trimestre anterior, o relatório identificou uma queda inédita de 2% nas vendas.
Para Bruno Freitas, gerente de pesquisas da IDC,
ainda é cedo para determinar os reais motivos da queda, por se tratar de um
mercado novo.
- No segundo trimestre de 2013 houve um volume
muito grande nas vendas e agora identificamos uma estabilização. O setor pode
apresentar uma possível sazonalidade, onde datas festivas, como o dia das mães,
puxam o volume para cima, assim como ocorre no mercado de celulares - explica
Freitas. Pedro Hagge, também analista da IDC, acrescenta outros dois fatores
para a possível retração: “o grande estoque dos canais, abastecidos no segundo
trimestre de 2013, e um projeto do MEC que adquiriu cerca de 600 mil
dispositivos, entregues até trimestre anterior”, diz.
Ainda segundo o estudo da IDC, 95% dos tablets
comercializados têm sistema operacional Android e 63% custaram menos que R$
500.
- Grandes marcas passaram a produzir nessa faixa de
preço e a concorrência está crescendo muito, algo que não ocorria em 2012 -
analisa Freitas.
Já aqueles com preços entre R$ 500 e R$ 1.000
representaram 22% das vendas, contra 12% no mesmo período de 2012, enquanto os
aparelhos acima de R$ 1.000 estão perdendo espaço e ficaram com 15% do mercado,
contra 40% no mesmo período do ano passado.
O preço médio apresentou uma redução de 2% em
relação ao trimestre passado, chegando aos R$ 610. Já em relação ao mesmo
período de 2012, a
queda chegou aos 28%, um desconto de R$ 243.
O segmento doméstico segue com a maior fatia do
mercado - 88% -, embora a participação do setor corporativo tenha apresentado
crescimento, principalmente entre funcionários que trabalham remotamente, pela
facilidade da tecnologia 3G. Além disso, o dispositivo também está diretamente
atrelado a vários tipos de promoções realizadas por estabelecimentos
comerciais.
Para Hagge a expectativa para o quarto trimestre é
que o mercado alcance o maior volume do ano, com 2,6 milhões de dispositivos
vendidos.
- Ao que tudo indica, os tablets terão um grande
destaque nas vendas, impulsionados pelo Black Friday e o Natal - acredita.
Ele lembra ainda que os aparelhos customizados para
o público infantil vêm ganhando espaço no segmento.
Outro modelo que deve ganhar mercado, segundo
Freitas, são os híbridos.
- O grande entrave dos híbridos hoje é o preço, mas
acreditamos que o modelo tende a conquistar mais adeptos, passando a ser uma
opção para o segmento corporativo no futuro -, diz.
Na avaliação da IDC, 2013 deve fechar com 7,9
milhões de aparelhos comercializados, representando um crescimento de 142% em
relação a 2012. Já para 2014, espera-se um volume acima de 10 milhões, um
aumento de pelo menos 36% em relação a 2013.
- O crescimento da base instalada será muito grande
nos próximos anos, porém a partir de 2014 os crescimentos devem entrar em um
patamar de dois dígitos. O mercado se manterá bem aquecido mesmo com a atenção
dos varejistas voltada para a venda de TVs, em função da Copa do Mundo.
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